Marcos da Silva Sampaio

Português, Brasil
Descrição: 
Professor e pesquisador de Teoria e Composição Musical na Universidade Federal da Bahia, onde cursou graduação, mestrado e doutorado em Composição Musical. Como pesquisador, tem atuado na área de Teoria Musical, especialmente Musicologia Digital e contornos melódicos. É membro do corpo editorial do Brazilian Journal of Music and Mathematics (MusMat) e membro fundador da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA). Atualmente é o coordenador do curso de Composição e Regência desta universidade e já foi vice-chefe do Departamento de Música.

Como baixista, apresentou-se com o Grupo de Percussão da UFBA, a Trama do Macaco Prego e artistas locais. Compôs obras e arranjos para formações instrumentais variadas, apresentadas por grupos como Orquestra da UFBA, GIMBA, Grupo de percussão da UFBA, Duo Robatto e Duo Sacramento.

Tem experiência em desenvolvimento de software. Foi coordenador técnico da equipe que desenvolveu os softwares Beat Percussion Fever e Music Star Blocks, na Disco Azul Produções Artísticas, e desenvolveu o ContourMetrics, software web para processamento de contornos musicais.

Atualmente, está conduzindo pesquisa sobre os quartetos de cordas de Haydn segundo uma metodologia quantitativa, baseada em ferramentas da Musicologia Digital.
 
Projeto atual
 
Estudo quantitativo assistido por computador dos Quartetos de Cordas de Haydn, Mozart e Beethoven
De acordo com Anja Volk e colaboradores, a investigação de questões musicológicas com base em abordagens computacionais geram novas perspectivas para antigos problemas, bem como a formulação de novas questões no contexto da pesquisa musicológica. Estudos dessa natureza, por exemplo, já comprovaram a forma melódica de arco em canções populares européias, já revelaram a presença de cruzamentos de vozes na maioria dos corais de J. S. Bach e já resultaram em algoritmos de classificação automática de estilo. A obra de J. Haydn, W. A. Mozart e L. v. Beethoven—em especial os quartetos de cordas—tem uma importância inquestionável e constitui um interessante corpus para estudos exploratórios. Questões como "os quartetos de cordas escritos por Mozart em homenagem a Haydn têm maior complexidade harmônica em relação aos demais?" podem ser formuladas e verificadas com base em métodos quantitativos. Portanto, o objetivo deste projeto é investigar as relações entre as estruturas musicais tais como melodias de frases e temas desses quartetos. A pesquisa está sendo desenvolvida com base em métodos quantitativos assistidos por computador a partir da coleção de partituras digitais do repositório da Universidade de Stanford. Espera-se que esse estudo possa ampliar o conhecimento a respeito desse repertório, que permita formular e testar hipóteses a seu respeito, e que possa ser aproveitado de forma direta no ensino de Graduação da Escola de Música da UFBA.
Por fim, os aspectos musicais revelados pela análise estatística podem subsidiar projetos de pesquisa sobre composição baseada em dados.
Este projeto conta com apoio do CNPq e FAPESB. Maiores informações disponíveis em https://marcos.sampaio.me/pt-br/projetos/hmb-analysis/.

 

Linha de Pesquisa: 
- Computação musical aplicada - Composição e teorias da música: da criação ao ensino